sábado, 25 de setembro de 2010

Avery Center Hall e o Pathernon

O Avery Center Hall, localizado na cidade de Nova York, faz parte de um complexo que abriga um grande centro cultural e de artes. Do período da arquitetura conhecido como Neo-Clássico,  a obra é simples e bela ao mesmo tempo, o sistema estrutural (colunas), servem ao mesmo tempo como suporte para a obra e como a
ornamentação das fachadas. As fachadas todas de vidro fazem o contato com o interior e o exterior convidando a população a interagir com a musica, sendo que esse prédio é destinado a concertos musicais da orquestra da cidade de Nova Yorque.
O Pathernon foi um templo em homenagem a deusa grega Atenas, uma das unicas obras que sobrou da época da Grécia antiga, encanta por sua beleza,a imponência e beleza das suas colunas chama a atenção e dão personalidade a obra.
Mas e o que teriam haver duas construções de épocas tão diferentes? O Pathernon do estilo classico, o Avery do estilo neo-clássico, uma sendo uma releitura da outra. As duas são obras belíssimas, O Avery Center Hall, reflete a leveza e beleza do Pathernon e no entanto usa materiais atuais, ele foi concluído em 1962. As duas obras sintetizam bem o essencial desses dois momentos da arquitetura e traduzem com perfeição o melhor de cada momento: a leveza da estrutura servindo como ornamento, obras sem muita ornamentação e contudo belas.




Postado por: Samantha Busnello



7 comentários:

  1. a comparação que vocês fizeram foi muito interessante, pois utilizam as colunas com a mesma função estrutural, porém de uma forma bem inovadora e diferenciada.

    ResponderExcluir
  2. post muito legal, como foi observado acima, a função estrutural das colunas serem as mesmas mas apenas mudar as suas formas é muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. impressionante como as colunas se parecem. Além do mais são colunas bonitas e cumprem bem seu papel como estrutura sem deixar a obra com aparência bruta.

    ResponderExcluir