terça-feira, 9 de novembro de 2010

Construtuvismo Russo traduzido em Arte

Inspirados pelos conceitos do Construtivismo Russo, e com a tarefa de criar um objeto de arte, resolvemos fazer uma luminária que fizesse alusão à Torre que homenageia a Terceira Internacional de Tatlin e a Torre de Radio de Moscou do arquiteto Vladimir Shujov.
As formas escolhidas foram o cilindro e o cone. O cone por lembrar a forma das torres, e o cilindro por ser uma das figuras geométricas que se encontram no centro da torre de Tatlin. A escolha do metal como principal componente de formação da Luminária significa a força da maquina,  que era uma das principais fontes de inspiração da arquitetura construtivista, e ainda lembra a força do novo estado que estava nascendo, afinal se tratava de um estado socialista, onde a força, a unidade e as diretrizes dos governantes prevaleciam. A cor branca foi escolhida para dar mais unidade e vivacidade ao metal. Nas duas luminárias é criada a  projeção de sombras no chão compostas por formas geométricas e cores primárias , simbolo do construtivismo, em remetimento as obras de Malevich.
 A escolha do objeto por ser uma luminária significa a esperança que o novo estado Russo trazia, a cooperação e crença no socialismo que nascia, coisas essas que  a Arquitetura Construtivista tentava passar em suas obras.










Nenhum comentário:

Postar um comentário