domingo, 17 de outubro de 2010

Supremativismo




O suprematismo foi um movimento que surgiu no século XX, seu precursor, o pintor russo Kasimir Malevitch, utilizava a relação entre as formas e o espaço que circunda, produzindo uma noção de espaço ao espectador.      
Este movimento possui como principal característica a simplicidade de formas geométricas, e o uso de uma gama cromática restrita as cores primárias e secundárias, pelo branco e pelo preto.
Uma das primeiras obras de malevitch, foi um quadrado negro sobre um fundo branco, que demonstra a importância da geometria , para este estilo, utilizando-se de formas básicas como o quadrado e o circulo.


 
"Quando no ano de 1913, tentando desesparadamente libertar a arte do peso morto da objetividade, eu me refugiei na forma do quadrado, e criei um quadro que nada era senão um quadrado preto sobre fundo branco, a crítica, e com ela toda a sociedade, assim se lamentou: Tudo o que amávamos desapareceu. Estamos num deserto... temos diante de nós um quadrado preto sobre um fundo branco! ".


                       
Quadrado preto e quadrado vermelho


Quadrado branco sobre fundo branco



Posado por: Heloisa M. Sandrini

Um comentário:

  1. a forma de representar nesse movimento, apesar de ser muito simples,no que diz respeito a forma e cor, é muito interessante, pois, traz uma certa critica a sociedade...

    kassieli martiori

    ResponderExcluir