quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Piazza D' Itália

A Piazza D’Itália projetada por Charles Moore nos anos de 1976-1979 nos EUA, pertencente ao período Pós Moderno que tem como objetivo principal a busca máxima dos desenvolvimentos das fachadas, e transmitir o máximo de sensações e referências com a heterogeneidade das cores, dos materiais e das formas.


Como a praça está situada numa região colonizada por italianos, usa-se referências de fontes barroco-romanas, e sua planta baixa emita a forma de bota da Península Itálica, cercada de água da fonte que nos remete os mares mediterrâneo e  asiático.


A obra destaca-se por apresentar características marcantes das edificações barrocas. Na fachada percebe-se que as paredes eram quebradas tanto quanto possíveis , decoradas e desenhadas com formas movimentadas e onduladas. As portas eram coroadas com frontões curvos e o uso de cores era extremas.


É importante ressaltar a uso dos elementos clássicos nessa praça, como o frontão, as colunas, a regularidade geométrica. Apesar de estarem remetidos ao barroco, com o excesso de ornamento, enquanto no pós-moderno o ornamento é usado com menos frequencia os elementos clássicos estão presentes.







Postado por: Ana Paula Werlang

Nenhum comentário:

Postar um comentário