quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Art Nouveau

stilo arquitetônico que se desenvolveu nos anos de 1890 na Europa e nos Estados Unidos, aplicado na arquitetura, artes, design, mobiliários e outros. Tratou-se de algo que surgiu trazendo novidade, totalmente novo, aderindo a formas curvilíneas e sinuosas.
                Caracteriza-se por valorizar o trabalho artesanal, suas formas orgânicas e a relação com a natureza
                Art Nouveau na arquitetura apresenta-se como uma tendência arquitetônica inovadora. Quem a estreou nessa área foi Victor Horta, com o uso de elementos orgânicos, aberturas com formas irregulares, exploração de elementos de textura e cor e uso de ferro fundido e vidro.




Art Nouveau nos dias atuais
Localizado em Berlim o Hotel Art Nouveau atrai muitos turistas pela sua diferenciação de tantos outros.

http://aeiou.visao.pt/hotel-art-nouveau=f530123

Art Nouveau utilizada também em objetos, de aparência contemporânea, nesse caso um telefone que remete a um design que lembra a arte.

http://gizmodo.com/275468/panasonics-art-nouveau-phone-concept-is-pure-eye-candy

Postado por: Ana Paula Werlang

4 comentários:

  1. Incrementem o posto do Art Nouveau procurando manifestações atuais que façam uso da analogia orgânica animal ou vegetal, e que inovem no uso dos materiais como o Art nouveau.

    ResponderExcluir
  2. O Art Nouveau hoje também é utilizado, em alguns casos, para a decoração de casas, ela pode ser encontrada em alguns tipos de decoração, como em um quadro, ou sofá,etc...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Poderiam encrementar mais sobre o assunto da Art Nouveau, á muitos exemplos que podem ser encontrados no Brasil, hoje não está somente no arquitetura, são encontradas na moda, nas tatto etc.
    Poderiam postar mais fotos mostrando suas linhas curvas inspiradas pela natureza.

    Taciana Knob

    ResponderExcluir
  4. O Art Nouveau evoca a natureza e ao mesmo tempo é um estilo carregado de detalhes, talvez por isso, em tempos de consciência ecológica e da complexidade pós-moderna, devemos usar dos recursos dessa arte para nos inspirar e talvez assim criar projetos enfim sustentáveis.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir