sábado, 16 de outubro de 2010

“ Casa é uma máquina de morar”

“ Casa é uma máquina de morar”

Era isso que pensava Le Corbusier em meados da década de 20. Hoje 80 anos mais tarde vejo na arquitetura uma série de repetições desordenadas, uma imagem meramente mercantil e perdesse os princípios básicos de moradia, em que os que podem pagar pela singularidade distinta e os que mal tem uma casa para morar.
Vamos refletir, dês dos princípios do homem,  suas passagens na história, as civilizações foram se expandindo e se alterando, e com a evolução do homem altera-se a religião, os costumes,a arte,  a linguagem, os meios políticos e sociais, mas os princípios da moradia (casa) é imutável, ou em outras palavras, um teto sobre nossas cabeças, ou voltando aos primórdios, um abrigo.
“ O problema da casa é um problema de época. O equilíbrio das sociedades hoje depende dele. A arquitetura tem como primeiro dever, em uma época de renovação , operar a revisão dos valores, a revisão dos elementos constitutivos da casa.” ( LE CORBUSIER.  Por Uma Arquitetura.  P. 159)
A citação logo acima de um dos maiores críticos de todos os tempos nos mostra o quão amplo deve ser a visão do arquiteto em relação ao seu tempo, e em reflexo a isso, a sua aplicação na arquitetura. O nosso “ hoje” é rodeado de problemas sociais, econômicos, ambientais, e em um mundo onde um acabamento de pastilhas de vidro custa 25 reais a peça, há milhares de pessoas q não tem  onde morar, e que falta faz os discursos dos modernistas nessas horas, que procuram afastar todo e qualquer elemento desnecessário, insignificante da produção arquitetônica, quem sabe naquela época os vanguardistas já temiam os caminhos da arquitetura, e temiam ainda mais o desvios de propósito social da arquitetura, o de se tornar cada vez mais mercantil.
Devemos procurar na arquitetura finalidades de o fazer, os novos tempos pedem por medidas práticas, simples, objetivas. A cada tempo vemos catástrofes levar a moradias de centenas de pessoas, e do que serve a arquitetura se não para encontrar meios de ajudar essas pessoas? O nosso tempo pede por uma revisão dos valores constitutivos da casa, o de ter onde morar.
Quanto mais evoluímos, mais voltamos no tempo, para a “ casa de adão”.
               

A primeira  imagem nos mostra uma casa mirabolante e seu dono reclamando que o telhado esta cheio de goteiras.

A segunda imagem mostra uma mae e seu filho agradecendo pelo teto sobre suas cabeças.
( E então, do que precisamos para os dias de hoje. Vamos refletir, é nossa responsabilidade.)

Por: Tainan Gris Andrighi

3 comentários:

  1. Interessante provocação feito por texto próprio.
    Sugiro verificar se mais alguns autores na web não comentam sobre o idealismo social e não somente arquitetônico das vanguardas do sec. XX e se de repente hj não haveria algo correspodente.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade acho que falta esse pensamento crítico em todos os acadêmicos que se formam no nosso curso. Não digo que precisamos nos formar e sair revolucionando totalmente pra sermos diferentes, mas sim em encontrar soluções criativas para os problemas que acontecem e se repetem sempre. Ou pelo menos ter consciência de que é possível encontrar outras soluções se estas forem bastante estudadas.. um exemplo são os conjuntos habitacionais, parece uma ótima solução pra quem não tem onde morar, mas vai analisar bem os custos e os benefícios dessas moradias pra ver se é um bom negócio.. é só começar pela localização que agente já tem uma idéia hehehe mas esse é assunto pra um post inteiro né! Daria pra tentar relacionar esse assunto com aquela parte do texto que fala sobre os problemas sociais e moradias.. mas fica a teu critério né, é que eu acho esse assunto interessante e teu texto me fez lembrar dele. Enfim, é isso!

    ResponderExcluir