quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cidades Modernas

Os camponeses abandonavam seus feudos e migravam para a cidade. Tornando o comércio a principal atividade econômica. Com o aumento dessa população as cidades mais antigas foram se ampliando e novos centros urbanos foram construídos, foram se formando conjunto de bairros. O comércio se dispôs em volta das cidade, que foram se tornando mais importantes que as regiões rurais da época do feudalismo.
http://www.pictus.com.br/produto_detalhes.php?codproduto=324

Assim foi surgindo novas tecnologias, a principal delas foi no transporte, pois a demanda foi aumentando e junto com ela o trafego. A primeira estação de metro surgiu em Londres, depois Nova York e Paris, espalhando-se então para o restante do mundo. Outra tecnologia criada para atender as cidades que cresciam rapidamente foi a energia elétrica, que se proliferou rapidamente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metropolitano_de_Londres

Postado por: Ana Paula Werlang

10 comentários:

  1. sobre o vídeo da aula de ontem, bem interessante, sobre o começo das cidades, acrescentando algo como relatado no vídeo, as primeiras cidades surgiram entre 3.000 e 4.000 a.c. e elas não eram nada planejadas e eram mal divididas, tornando assim um fluxo de pedestres e veículos da época caótico, muito anos de depois elas começaram a surgir em forma de grade e assim seu fluxo de carros e pedestres se tornando bem melhor.

    Jéssica Caneppele

    ResponderExcluir
  2. A Revolução Industrial foi um dos acontecimentos que mais trouxe população para as cidades, devido a busca de emprego e melhores condiçoes de vida, porém isso foi um caos nas cidades, pois elas não estavam preparadas para receber tantas pessoas.... com o passar do tempo começaram as construções de pequenos edificios.. o que ainda não havia acontecido... e assim a verticalização das cidades....

    ResponderExcluir
  3. O vídeo que o professor passou foi muito interessante, e ainda nem acabou hehehe, muitas coisas eu não sabia sobre a formação das cidades. Achei interessante a questão que com o passar do tempo as pessoas vão estudando formas para organizar a cidade, e isso sempre vai continuar. Desde a revolução industrial as cidades estão ficando super lotadas, mas isso não significa algo ruim, se cuidarmos da cidade e achar meios para organização ainda viveremos em harmonia.

    Samara Guimarães

    ResponderExcluir
  4. verdade... as cidades se formam de acordo com a sociedade. Basta as pessoas saberem organiza-la, que aí tudo estara bem e não se tornará um caos... como ocorre em muitas das grandes cidades hoje em dia!!

    Kassieli Martiori

    ResponderExcluir
  5. acrescentando a ultima parte do video...
    mesmo não tendo um planejamento, sendo necessário uma alternativa não tão construtiva, as pessoas é que se adaptam a essas cidades mal elaboradas e criam seus próprios espaços conforme suas necessidades.

    ResponderExcluir
  6. Como a Camila disse "A Revolução Industrial foi um dos acontecimentos que mais trouxe população para as cidades...", isso fez com que construções fossem erguidas mais depressa, porque as cidades estavam inchando. No nosso blog (arqhistoriando)falamos um pouco disso com o post da arquitetura do ferro, o material usado para agilizar e baratear o processo.
    Essa estação de Paris a Gare de Lyon, inclusive é uma das obras mais marcantes do começo do uso do ferro na arquitetura!

    ResponderExcluir
  7. Claro, e com tudo isso surgiram grandes invenções como a construção de metros tudo pelo grande número de pessoas que "invadiram" os centros urbanos. Criando assim os grandes centros ou seja as grandes cidades das quais conhecemos hoje.
    Ana Paula Welang

    ResponderExcluir
  8. Foi com a revolução industrial que ocorreu esse modernismo nas cidades, poise tudo passou a ser mais prático, trouxe mais pessoas para as cidades, para procurar emprego, entao as cidades aumentaram e as industrias também.

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  9. Como vimos no vídeo com o crescimento da população das cidaes elas devem se adequar aos seus moradores,fazendo as redes de energia elétrica, água e esgoto e toda infra-estrutura necessária para a melhoria da vida da população em geral. vendo a necessidade a partir dai de meios de transportes mais rápidos mas que não acarrete no aumento do tráfego nas ruas e apartir dai os tuneis subterraneos e as estações de metrô...

    ResponderExcluir
  10. Foi a partir da necessidade de soluções de problemas causados pela industrialização que as novas tecnologias foram surgindo e tornando as cidades com as características que temos ainda hoje.


    Angelica Brazzo Vargas

    ResponderExcluir