domingo, 17 de outubro de 2010

Ecletismo



O ecletismo surge como movimento artístico no século XIX, iniciado na França como reação ao estilo greco-romano, onde os arquitetos começam a propor o retorno de outros modelos históricos. Utiliza a combinação de diferentes estilos passados em uma única obra, como o objetivo de formar uma nova linguagem arquitetônica.

Concomitante ao surgimento da arquitetura eclética também teve inicio a arquitetura historicista que tratou de reviver a arquitetura antiga criando o neo-gótico, neo- românico, neobarroco, neoclássico entre outros.

Na segunda metade do século XIX, o ecletismo tem forte presença na Europa. O estilo Segundo Império ou Napoleão III, na França, é caracterizado pela realização de importantes edifícios ecléticos, como o Teatro Ópera de Paris, projetado por Charles Garnier (1825 -1898).



No Brasil, no período de transição para o século XX, o ecletismo é a corrente dominante na arquitetura e nos planos de reurbanização das grandes cidades, como o Rio de Janeiro. O Teatro Municipal, projetado por Francisco de Oliveira Passos e edificado na avenida Central, é claramente inspirado no Ópera de Paris e aparece como o maior símbolo do ecletismo no Brasil.

 

Em São Paulo, o Museu Paulista , projetado pelo arquiteto italiano Tommazio Bezzi, foi umas das primeiras obras pertencentes ao movimento eclético.








Também pertencem a esse estilo o Teatro Amazonas em Manaus, e o Palácio da Liberdade em Belo Horizonte.


Teatro Amazonas
 
fonte





Palácio da Liberdade



postado por Heloisa M. Sandrini

8 comentários:

  1. Ficou bomm...
    legal quando vemos comparações com imagens do Brasil mesmo, ai podemos perceber melhor...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  2. Como é interessante notar-mos que não exatamente só nesse movimento, mas em outros também, como as pessoas se inspiravam nas construções daquele tempo, para os dias de hoje, só trazendo alguns traços atuais.

    ResponderExcluir
  3. Na arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. Sempre existiu alguma mistura de estilos durante a história da arquitetura. O ecletismo se desenvolveu em íntima relação com a chamada arquitetura historicista. Do ponto de vista técnico, a arquitetura eclética também se aproveitou dos novos avanços da engenharia, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.

    Ana Carolina Aléssio

    ResponderExcluir
  4. a arquitetura aclética, é aquela que faz uma mistura de diferentes períodos, mas não trazendo fielmente essas caracteristicas, fazendo portanto uma recriação. É um momento onde o ornamento é utilizado como uma expressão de fantasia. Hoje, por exemplo, tudo o que acham bonito e tem condições de comprar colocam na fachada ou no interior das casas ou outras edifcações. Sendo assim, o ecletismo um movimento que associa a burguesia, industrialização e a criação de um mercado de consumo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Interessante a análise feita sobre o Ecletismo. Vindo junto com o Historicismo, essas duas linguagens trazem revisitações do clássico. Esta questão da ''arquitetura parlante'' é muito presente neste caso, a monumentalidade, ornamentação. A arquitetura utilizada como meio separatista entre o povo e a elite.

    http://www.discoveryarchi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Na verdade o ecletismo, é também pode ser chamado de Historiscismo.
    Ele mistura diferentes estilos, já utilizados antes, tudo isso de acordo com o que o cliente desejava, pois é a partir dai que os ornamento começaram a ser fabricados em série, podendo ser assim, escolhidos através de catalogos.

    kassieli martiori

    ResponderExcluir
  8. Nesse período Ecletismo surgem os elementos decorativos que aludem a função do edifício, num mesmo prédio aparecem várias ordens classicas: Jônico, corintio etc.
    São vistas no edificio diferentes aberturas, sem uma disposição lógica e contínua.

    ResponderExcluir