domingo, 17 de outubro de 2010

A herança do Construtivismo.

A herança do construtivismo está presente principalmente nas artes e na propaganda. Ela vem acontecendo em diversos momentos da história. Um dos principais momentos foi a arte pós-segunda guerra mundial, quando a combinação de materiais e a maquina como forma de inspirarão foi o mais usado para a escultura.


Esculturas usando o ferro, um dos principais materiais usados pelo construtivismo russo.

.Na arquitetura o Movimento do Neoconcreto, nascido no Brasil em torno dos anos 60, busca como a tendência russa a  edificação parecida com um objeto de arte. A vanguarda do neoconcretismo brasileiro, tenta emprestas a tela e a edificação uma transcendência do objeto material relacionando-os com a arte a ciência e a tecnologia, grande característica do construtivismo russo .Essa técnica ainda inspirou a pintura concreta, que parece ser feita por uma maquina.  

Escultura do neoconcretismo brasileiro.


Escultura do neoconcretismo brasileiro.

Escultura do neoconcretismo brasileiro.




"Em nossa arquitetura, como em nossas vidas como um todo, estamos tentando criar uma ordem social, ou seja, a implantação qualidades instintivas na nossa consciência.

A superestrutura ideológica protege e assegura o nosso trabalho. Na primeira, identificamos a reconstrução sócio-econômica como uma subestrutura para a reforma que pretendemos empreender na arquitectura. É claro o ponto de partida, mas seria um erro para explicar o contexto tão simplesmente.A vida, o crescimento orgânico, é um processo dialético, que diz tanto sim (mais) e não (menos) ao mesmo tempo. "
El Lissitzky (1929), Ideologischer Überbau, em: Conrads, Ulrich: Programa und zur Manifeste Architektur des 20. Jahrhunderts, Braunschweig 1984, p. 112

Postado por Samantha Busnello




4 comentários:

  1. Falta legenda nestas obras para associar melhor ao texto.
    Acho que podem aprofundar as influências do construtivismo russo na arquitetura...
    dica: deconstrutivismo

    ResponderExcluir
  2. Poderiam incluir um posto com o tipo de arquitetura que substituiu o Construtivismo na Russia Stalinista.

    ResponderExcluir
  3. Pude notar que as obras postadas por vocês possuem uma característica em comum , as curvas, elas estão bem marcantes em cada uma das imagens.

    ResponderExcluir
  4. verdade... também notei isso... sendo que as formas curvadas, parecem trazer movimento a obra!

    Kassieli Martiori

    ResponderExcluir