domingo, 17 de outubro de 2010

O Neoclássico, o Construtivismo Russo, e o ornamento




O Neoclassico, inspirado nos conceitos clássicos, traz obras limpas desprovidas de ornamento onde a estrutura e a forma trabalham como ornamento.

O Construtivismo Russo, cujas obras se baseiam na máquina, no serviço do proletariado, na revolução socialista, que tenta trazer para as edificações os ideais da ciência, da nacionalidade ( também observado no neoclassico), e da tecnologia. Usa de poucos ornamentos em suas obras, a estrutura é usada como decoração da obra. Essas que são unicas e de uma beleza incomparável, servindo ao seu propósito de incorporar a ciências e servir ao estado ao mesmo tempo.

 
Fonte:


Na obra Wolkenbügel (cloudhanger), podemos observar uma estrutura limpa. sem ornamentos,a própria forma dela é o chamariz, a beleza do obra, como as obras do neoclassicismo.
     Fonte:

Na obra Monumento a Terceira Internacional, de Tatlin, pode se notar nitidamente o uso da estrutura como ornamento. A torre de metal com as figuras geométricas no centro usa a estrutura como ornamento.
A propria obra chama a atenção, por ser uma torre de metal não necessita de ornamentos, e no entanto consegue ser bela pela forma de sua estrutura. Nessa obra observamos uma das principais caracteristicas do neoclassico, mesmo a obra pertencendo ao construtivismo russo, a estrutura servindo como ornamento.



Assim como o Neoclássico o Construtivismo Russo, usa pouco de ornamentos, as obras são o proprio show, chamam a atenção por si próprias. " O menos é mais". "O ornamento é crime". Duas vanguardas temporalmente próximas, com bases e definições parecidas, mas com causas completamente diferentes. As duas abrem mão dos ornamentos e conseguem sintetizar as suas bases e traduzir nas suas obras os seus ideais.



Postado por Samantha Busnello.

3 comentários:

  1. Comente sobre esta obra acima da Torre Tatlin, com forte expressão estrutural, que bem ilustra a relação que estabelecem entre o Noeclássico e o Construvismo russo. Acho que se pesquisarem na Arquitetura de Boulée e Ledoux encontrarão ainda mais relação com a vanguarda russa!

    ResponderExcluir
  2. O construtivismo russo se caracterizou pela utilização de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem, tipografia!

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  3. Gostei da relação que vocês fizeram entre o construtivismo russo e o neoclássico. Os dois, cada um com sua tipologia, consegue passar sua mensagem e atingir seu propósito sem a grande utilização do artifício do ornamento.


    http://www.discoveryarchi.blogspot.com/

    ResponderExcluir